Não. Para se trabalhar nos Estados Unidos, mesmo que remotamente, é necessário se ter uma autorização de trabalho. E o visto de turismo não disponibiliza essa autorização. Atualmente, os Estados Unidos não oferecem, por exemplo um visto nômade. O visto nômade, por exemplo, permite que um estrangeiro more temporariamente e trabalhe fora do seu país. Isso ainda é incompatível com as leis americanas, que exigem autorização de trabalho adequada para esse modelo de trabalho.
E se eu trabalhar enquanto estiver nos EUA?
Mesmo que o empregador seja estrangeiro e o salário esteja sendo recebido por uma conta estrangeira, você ainda estará violando as regras do seu visto de turista. E seu visto pode ser cancelado e você também pode ser removido dos EUA. Isso também pode impactar a emissão de vistos futuros.
As leis de imigração estabelecem que além de uma autorização de trabalho também é necessário que se cumpra as regras do seu visto, respeitando os limites.
O visto B-1/B2 é um visto temporário, não imigrante, que permite você viajar para os EUA temporariamente por turismo ou negócios específicos.
E o contrário, é permitido? Posso trabalhar para um empregador americano de um país diferente?
Depende do empregador, das regras de trabalho e das leis imigratórias do país. É necessário pesquisar informações sobre vistos, autorizações de trabalho e recolhimento de impostos antes de se mudar para trabalhar em outro local remotamente. Em alguns locais, o trabalhador deve pagar impostos locais e impostos nos EUA quando se trabalha para uma companhia americana.
Alguns países que oferecem o visto nômade são:
- Croacia
- Portugal
- Brasil
- Mexico
- Alemanha
- Malta
- Bahaas
- Cabo Verde
- Estonia
- Barbados
- Georgia
- Espanha
- Hungria
- Noruega
- Colombia
- Argentina
- Costa Rica
- Bermuda
- Grecia
- Republica Checa
- Islandia
- Antigua e Barmuda
- Anguila
- Dubai
Photo: Image by freepik