A profissão de Paralegal pode ser uma vantagem para os estrangeiros que desejam trabalhar nos Estados Unidos e que não desejam investir tanto tempo e dinheiro em uma formação jurídica. Mas, afinal, o que é um Paralegal?
A profissão de Paralegal
Paralegal nada mais é que um assistente jurídico. A sua área de atuação é bem ampla: é comum encontrarmos paralegals em escritórios de advocacia e até no governo. O trabalho do paralegal é auxiliar o advogado ou a sua equipe de advogados. O Paralegal faz o saneamento dos processos e documentos, atende ligações de clientes, envia e-mails, cuida da agenda do advogado, escreve memorandos e pareceres (que serão corrigidos e assinados pelos advogados), faz pesquisas jurídicas, enfim tudo que for relacionado à assistência ao advogado. O trabalho do Paralegal é assistir o advogado, não substituí-lo.
A formação do Paralegal
Já ouvi alguns brasileiros erroneamente compararem Paralegals à Bacharéis de Direito no Brasil que não passaram na OAB. É importante salientar que Paralegals não são formados por uma Law School. Eles não frequentam a faculdade de Direito, mas fazem um Associate Degree ou a Certificate em Paralegal Studies. Alguns Profissionais fazem Bacharelado em Paralegal Studies ou até mestrado na área, mas nenhum dos cursos é oferecido por uma Law School.
Em regra, para se trabalhar como Paralegal você não precisa de um diploma. Alguns escritórios aceitam experiência jurídica no lugar de um certificado. Ou seja, se eu advoguei 10 anos no Brasil, posso trabalhar como paralegal sem nenhuma formação nos EUA? Teoricamente sim. Quem determina o nível de educação que um paralegal deve ter são os escritórios de advocacia contratantes.
Contudo, já falei sobre concorrência, não é? Não pense que é tão simples conseguir um emprego nos Estados Unidos sem nenhuma formação americana. Como você auxiliará um advogado sem que você entenda nada da sistema jurídico? Contudo, existe o elemento sorte. Já vi alguns advogados brasileiros que conseguiram emprego na área de imigração e que não cursaram o degree americano.
Os cursos oferecidos no mercado
Para se tornar um Paralegal existem cursos online ou on campus. Nos Estados Unidos existem mais de 1000 colleges, universidades e community colleges e programas de treinamentos que formam paralegals (a verdade é: você decide o quanto de educação você deseja ter. Mais educação = mais oportunidades). Contudo, apenas 250 programas são credenciados pela American Bar Association.
Um dos fatores determinantes na escolha ddo seu diploma é fator financeiro. Quanto dinheiro você está disposto a gastar com universidade?
Como mencionei acima, existem vários cursos de paralegal entre eles:
1. Certificado ou Diploma de 1 ano
2. Dois anos de Associate Degree
3. Bacharelado
4. Mestrado
A maioria dos paralegals possuem um Associate Degree ou um Bachelor. O curso de quatro anos é a melhor opção em razão da competitividade. Reforço sempre aqui no blog que não adianta nada ter o diploma americano, mas não ter um emprego para pagar as contas.
Salário
De acordo com o Bureau of Labor Statistics a media salarial de um Paralegal nos Estados Unidos é $53,180 (bruto).
Emprego
Ser um paralegal é uma excelente opção para quem já mora nos Estados Unidos e não precisa ser patrocinado por um escritório de advocacia para conseguir um visto de trabalho. Escritórios, em regra, não patrocinam vistos para Paralegals. Se você necessita de sponsor, sugiro ler a série de posts sobre como se tornar advogado nos Estados Unidos.
Espero que este post tenha sido esclarecedor.
Até o próximo post!